segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Modificações de consoles

O universo dos video games está em constante evolução e crescimento. A cada ano, são lançados novos jogos recheados de histórias bem elaboradas e com um realismo incrível. E, sendo assim, as pessoas que possuem um console em mãos conseguem passar horas em frente a uma tela se divertindo e explorando diferentes mundos.

Mas, acredite ou não, nem todo mundo vê os consoles e equipamentos como tecnologias somente úteis ao entretenimento. A prova disso está na lista abaixo — com algumas ideias tiradas do site Ranker e outras encontradas em diversas páginas da internet —, que mostra como consoles (tanto os antigos quanto os mais atuais) podem ser totalmente modificados por seus donos. Os resultados são acessórios e gadgets que possuem os mais diferentes objetivos. Confira:



O PS3 Grill:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

George Foreman Grill é um aparelho elétrico usado para grelhar carnes de uma forma saudável, retirando o excesso de gordura dos alimentos. PlayStation 3 é um aparelho da Sony que está entre os mais poderosos consoles atuais, capaz de rodar grande jogos e trazer diversão para a frente do televisor.
E o que estes dois dispositivos têm em comum? Inicialmente, nada. Mas, para um grupo denominado The Real PS3 Grill, estes dois aparelhos, juntos, seriam o caminho para a fama e para a glória.
A história é a seguinte: o grupo transformou um PS3 em um George Foreman Grill. E se você se pergunta o que levou essas pessoas a cometerem tamanho sacrilégio, eles explicaram no site do projeto (que já está fora do ar) que o principal objetivo era conseguir notoriedade em frente aos holofotes.
No caso, eles realmente conseguiram isso chocando pela grande modificação realizada. Mas, ainda de acordo com os próprios criadores do PS3 Grill, eles acreditam que é bem provável que logo as pessoas se esqueçam disso e voltem suas atenções para os jogos de seus consoles (enquanto eles ficarão apenas com os jogos de PS2 e alguns pedaços de carne).

Controles-cachimbos:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

Tem alguns controles sobrando em casa? Transforme-os em cachimbos! Esta é uma das idéias mais estranhas listadas no site Ranker, mas, pelas fotos apresentadas, parece que realmente funcionar. E, no caso, ainda existem duas opções de modelos: dá para usar desde um controle de Xbox até um controle clássico do Nintendo 64.
As fotos ainda mostram que, anatomicamente, os controles-tabacos funcionariam bem, já que os dois garotos não apresentam nenhuma dificuldade em manuseá-los — de fato, pode até ser algo criativo, mas bem menos saudável que utilizar o controle apenas para jogar.

Organizador de escritórios:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

O Nintendo 64 entra na classificação de consoles clássicos que marcaram uma geração. Mas, enquanto alguns veem este video game como uma relíquia, capaz de trazer nostalgia e momentos felizes de entretenimento, outros podem vê-lo como um ótimo organizador para o escritório.
Uma caixa de lenços na farmácia custa menos de dez reais. Um celular já é mais caro, mas quase todo mundo tem um modelo no bolso (seja ele ou não um smartphone de última geração). De qualquer forma, é praticamente normal aproveitar o telefone para também utilizar como despertador, certo?

Caixa para lenços e despertador:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

Uma caixa de lenços na farmácia custa menos de dez reais. Um celular já é mais caro, mas quase todo mundo tem um modelo no bolso (seja ele ou não um smartphone de última geração). De qualquer forma, é praticamente normal aproveitar o telefone para também utilizar como despertador, certo?

Apesar de a grande maioria ter este tipo de visão, aparentemente, o dono de um Xbox 360 se cansou das caixas de lenços baratas e de usar o celular como despertador. A solução encontrada por ele, no entanto, pode chocar: ele pegou o console da Microsoft e utilizou a entrada de DVD/CDs para criar um suporte para lenços e também configurou o aparelho para ser um alarme.
A pior parte, no entanto, está na aparência final do console: as horas aparecem na parte de trás do video game (que, convenhamos, é a que possui um menor atrativo visual). O que levaria qualquer pessoa a realizar uma façanha dessas? Independente dos motivos, nenhum deles faria muito sentido para que o rapaz realizasse tamanha modificação no final das contas.

NES como lancheira:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

Voltando aos consoles do passado, outra “boa” opção é transformar o video game (no caso, um NES) em uma lancheira. Para isso, abra o console, tire tudo o que estiver dentro dele e coloque comida.
Com certeza, essa seria uma lancheira que faria sucesso em qualquer escola. E, para dividir com o mundo esta criação, o blogger Fluctifragus divulgou na internet um passo a passo detalhado de como realizar essa transformação.

Controle de NES + mesa:


NES table

NES table controller

Que tal jogar um NES usando sua mesa de centro como o controle, um lance meio "Gulliver na terra dos gigantes"? Essa foi a insanidade feita por um tal Kyle Downes: transformou uma mesa de centro num baita controle de NES. Além de servir para controlar os games, a mesa também é... uma mesa!
Aliás, alguém sabe dizer por que o joystick do NES tem o B antes do A?

NES DVD:


DVD NEs

Esse não é bem uma modificação de videogame, mas . O autor transformou a carcaça do NES em um aparelho de DVD, e até o controle foi aproveitado. O lindo design do console original ficou excelente com a bandeja do disco, não?
Ainda que este projeto tenha "desproduzido" um videogame, é uma ideia interessante como base para outras transformações. Quem sabe um Wii dentro do NES?

NES Gaita:

NES cartucho gaita

Ok, não é videogame, mas um dia foi... pelo menos em parte. Se você foi da geração que assoprava os cartuchos para fazê-los funcionar (ainda que isso não tenha o mínimo embasamento), agora vai ter um motivo para voltar assoprar: um cartucho de NES com uma gaita dentro.

NES como computador:

7 modificações malucas feitas com consoles (nenhuma é para jogar)

Outra ideia genial para reaproveitar a carcaça de um NES está em utilizá-la como uma torre para computador. Assim, você teria um aparelho com aparência de um console, mas com a potência e utilidade de um PC. Nada mal, não?

Abajur Atari:


Atari é um dos nomes que marcaram a época do nascimento e da popularização dos video games. Felizmente, algumas pessoas ainda possuem tesouros como esses guardados em casa.
Mas, em vez de deixar a sua relíquia guardada e juntando poeira, um homem identificado como Cebus Capucinis no site AtariAge.com decidiu fazer algo mais útil com o console (que, no caso, estava realmente estragado): transformá-lo em um abajur.
Para isso, ele utilizou o console modelo 2600 como base (o abajur pode ser ligado e desligado através de um botão que está no aparelho) e cartuchos de diferentes jogos — que, quando colados juntos, uns sobre os outros, formam um suporte para a lâmpada. O resultado pode ser conferido no vídeo acima.

Atari Jukebox:

Atari Jukebox

Display do Atari Jukebox

Esse Atari 2600, modificado por Victor Trucco, do Rio de Janeiro, não é como os velhos irmãos: ele lê ROMs gravadas em um SD Card de 128 MB (tem 1000 games gravados), contando com display LCD de 2 x 16 cm que mostra o game escolhido.
O console permanece quase todo original, sendo enganado pelo sistema, "pensando" ter um cartucho conectado. Assim, jogar ROMs na TV com toda a comodidade e fidelidade do aparelho original é fácil.
Em seu site ele dá muitas informações sobre como fez o Jukebox, então se você tem bons conhecimentos de eletrônica talvez possa fazer o seu.

Gamecube Wall-E:

Gamecube Wall-E
Gamecube Wall-E

Feita por alemães, essa modificação no Gamecube transformou o (feioso, processem-me) console da Nintendo no simpático Wall-E, da Disney. Convenhamos que aquele lance de console-caixa era feio demais, e o formato foi muito propício a essa personalização. Caiu como uma luva para o personagem.

Neo-Geo de madeira:

Neo Geo de madeira
Neo Geo de madeira, com cartucho acoplado
Neo Geo de madeira parte traseira
Neo-Geo Consolized MVS fabricado pela Analogue Interactive tem "algumas" diferenças em relação ao clássico. Começa por toda a "carcaça" do bicho, em madeira de alta qualidade (100% nogueira), com um visual muito sólido e sóbrio, sem parafusos ou pregos aparecendo. Tem saídas para vídeo de qualidade, para jogar em seu televisor LED com melhor resolução: RCA, S-Video, vídeo componente e RGB.
Conta ainda com bateria para salvar os jogos, é compatível com qualquer gamepad do Neo-Geo, usa o unibios 3.0 que torna o console compatível com jogos de qualquer região.
O único problema é o preço. No site oficial, pode ser encomendado por US$649,00, além de outras partes como um belo controle também em nogueira (US199,00). Para colecionadores - público alvo do produto - talvez não seja muito. Será que o marceneiro da esquina faria um desses mais barato?  Espero que os cupins não gostem de nogueira, se não seu próximo Neo-Geo pode ir à ruína.
O termo "consolized" faz referência ao fato de usar a base do Neo-Geo arcade nessa versão doméstica: ou seja, a versão arcade foi "consolizada".

Super Nintoaster:

Super Nintoaster


O que Super Nintendos têm a ver com torradeiras? Descubra com essa modificação maluca, o Super Nintoaster - uma mistura de aparência de torradeira com coração de videogame.

Super Genintari:

Super Genintari, o 4x1

Entradas de joystick no Super Genintari


Um "super" console 4 em 1: Atari 2600, Super NES, NES e Mega Drive. Todo o sistema usa um único cabo de energia e de áudio/vídeo. Botões bem destacados no console são usados para variar entre os sistemas em uso.
Uma mistura insólita, principalmente pelo visual, todo transparente em acrílico! Saiba mais sobre o Genintari.

Gen-X, Retro Duo e RetroN3:

Gen-X, une Mega Drive com NES
Retro Duo com uma parceria mais óbvia: NES e SNES
8-bit + 16-bit em um único aparelho é a proposta destes retroconsoles híbridos. O Gen-X une Mega Drive e NES, enquanto o Retro Duo une SNES e NES. Esqueceram do Master System por que, cáspite?

RetroN 3 com cartuchos acoplados


RetroN 3 faz o serviço quase completo: junta NES, SNES e Mega Drive, todos num console único. Pequeno, tem saídas S-Video (para Mega Drive e SNES), acompanha controles wireless e aceita os antigos de fio. Tem um preço até bom se você só quer jogar e não liga se o console é um clássico ou recriação Frankstein.
Claro que nem tudo são flores, como em quase todo retroconsole: alguns jogos não funcionam (segundo testes desse site, Virtua Racing do Mega Drive e Super Mario RPG do SNES, por exemplo); alguns periféricos como a Super Scope também não, talvez pelo S-Video não permitir reconhecimento do dispositivo; fica a dúvida sobre compatibilidade do 32X (duvido que funcione); além do pior para o caso dos brasileiros: cartuchos de regiões PAL (sistema de cor nacional) não funcionam.

R2D2 Multi-Console:

R2D2 com 10 plataformas

Saídas de áudio e vídeo

Surpresa! Um PSP escondido.

O R2D2 multi-plataforma por dentro

E pra finalizar essa postagem eu vou falar sobre o R2D2 Multi-Console, Perfeito para os nerds adoradores de Star Wars (ou só fãs comuns mesmo), essa réplica de R2D2 tem 10 "corações": Atari 2600, NES, SNES, Nintendo 64, Gamecube, Playstation 2, Mega Drive, Dreamcast, Xbox e um computador.
Também tem um projetor para você jogar os games num telão, além de um PSP escondido num compartimento. Será que não dá problemas com aquecimento com todos esses circuitos dentro do "robô"?

Bom era isso que eu queria mostrar pra vocês até a próxima postagem.

2 comentários: