Já imaginou se Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire fossem lançados para PlayStation Vita, ou quem sabe para iOS? Parece que a Game Freak já quis levar sua franquia principal para outras plataformas.
Os desenvolvedores de Pokémon foram muito citados na mídia nestas últimas semanas devido ao lançamento de seu novo jogo (que não é Pokémon),Tembo the Badass Elephant, em parceria com a Sega. Porém, o mais curioso é que o novo game não estará disponível para nenhum console da Nintendo, apenas para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Como todos sabem, a Game Freak não é a Nintendo e pode fazer jogos para qualquer plataforma que quiserem. Esta ideia surgiu em 2001 e a Nintendo não gostou nada.
No início de 2011, meses depois do lançamento do Nintendo 3DS, o portátil era um fracasso comercial. As vendas do console não chegaram ao que a empresa esperava e a quantidade de jogos lançados para ele era menor. Essa situação levou a Nintendo a tomar uma medida drástica: reduzir o preço do 3DS, o que felizmente causou a recuperação das vendas do portátil e seu crescimento que o levou a ser um dos gigantes que é hoje.
Antes de receber o corte no preço, a Game Freak não via futuro no Nintendo 3DS. Pensava que o portátil não iria vender o suficiente e por isso viu que não valeria a pena produzir Pokémon exclusivamente para ele. Foi nesse momento que a desenvolvedora decidiu converter a franquia em multiplataforma, abandonando a exclusividade dos consoles da Nintendo.
Claro que essa situação não agradou nada a Nintendo, que não deixou com que a Game Freak seguisse com essa ideia. Finalmente surgiu um conflito de interesses entre as duas empresas.
Mas, por quais motivos a Nintendo quer deter a Game Freak de tornar Pokémon multiplataforma? Isso acontece devido aos direitos da franquia Pokémon. Eles pertencem a três companhias: Game Freak, Creatures Inc e Nintendo. Mesmo que a Game Freak queira os monstrinhos de bolso em outras plataformas, a Big N nunca deixaria usar a marca Pokémon.
Isso explicaria o por quê de a Game Freak no inicio não se atraiu muito ao novo portátil da Nintendo, não mostrou seu interesse em desenvolver para ele e apenas lançou seu primeiro jogo exclusivo dois anos após o lançamento: em 2013 com Pokémon X/Y. Nunca saberemos quais as plataformas que a Game Freak pensou em levar Pokémon, mas muito provávelmente seriam PlayStation Vita e iOS.
Esse conflito entre Game Freak e Nintendo estaria relacionado a esse novo jogo chegar a todas as principais plataformas, menos a Nintendo? Pode ser. Devemos lembrar que quem lançará o novo jogo Tembo será a Sega e ela também pode determinar em quais plataformas vão querer lançar o novo game.
De qualquer maneira, devemos lembrar que até o momento isso é apenas um rumor, ele veio de um usuário do NeoGAF em que sua fonte teria informado sobre Pokémon Black 2 & White 2 antes deles serem anunciados por essa situação em 2011. A final de contas, o Nintendo 3DS foi um êxito em vendas, assim como Pokémon X, Y, Ômega Ruby e Alpha Sapphire. Não sabemos se a Game Freak seguirá em conflito com a Nintendo hoje, porém o que podemos assegurar é que não veremos Pokémon que não seja para plataformas da Nintendo. Com o lançamento do New 3DS, o mistério continua no ar. Será que teremos jogos exclusivos para ele? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Fonte:Poké Blast News
Nenhum comentário:
Postar um comentário