Sonic X-Treme - Sega Saturn:
Seria o primeiro jogo do Sonic em 3D, seria lançado para o Sega Saturn, mas foi cancelado de repente. Foi anunciado em diversas revistas de games, inclusive na E3 de 1996. O jogo estava sendo produzido para Sega Saturn, utilizando a engine do game Nights. Nele, o jogador controlaria Sonic, Tails, Knuckles ou Fang. Alguns ataques de Sonic foram revelados, como atirar rings e um ataque giratório. O jogo estava previsto para ser lançado no natal de 1996 para concorrer com Super Mario 64 e Crash Bandicoot. A equipe da Sega of America começou a projetar o jogo em Setembro, tendo em vista utilizar a engine de Nights. No entanto, Yuji Naka se recusou a deixar a equipe utilizar a engine de Nights no jogo, e a Sega of Japan não dava nenhum tipo de apoio à esse projeto. Em troca, utilizaram um sistema chamado Fish Eye, que faz a câmera do jogo ser vista como se o jogador estivesse vendo através de um olho-mágico. Em Agosto, o programador principal Chris Senn ficou muito doente e disse que não tinha mais condições de trabalhar no projeto. Então a equipe desistiu, deixou o jogo de lado e ao invés de Sonic X-treme, foi lançado um port de Sonic 3D Blast para o Saturn, uma grande decepção para os fãs. Desde então, nunca mais mencionaram o nome do jogo em nenhuma entrevista e o projeto foi apenas esquecido com o passar dos anos. Algum tempo depois, havia um artigo no site GameSpot referindo-se a um possivel lançamento de um Projeto S para o PSP mas o jogo lançado acabou por ser Sonic Rivals. houve especulações dos sites Distructoid e GamesRadar dizendo que o Sonic X-treme serviu de inspiração para jogos recentes como Super Mario Galaxy. Por muitos anos, o jogo que nunca foi lançado apresentou muita falta de conteúdo, eram pouquíssimas imagens que haviam sido liberadas para os meios de comunicação para promover o jogo antes de ser cancelado. No entanto, em 2006, uma cópia de mecanismo de teste foi vendida em um leilão no eBay para um colecionador anônimo que o comprou por 2.5000 dólares. Uma animação em GIF do jogo foi lançada com a imagem do CD em si que apareceu em público no dia 17 de julho de 2007. Depois um projeto de captação de recursos da comunidade do site ASSEMbler comprou o disco do colecionador. Em 2006, Chris Senn abriu um site chamado Sonic X-treme Compendium que revelou grandes quantidades de história do desenvolvimento do jogo para o público, incluindo vídeos de imagens antecipadas, novos personagens jogaveis e uma grande quantidade de conceitos inéditos de músicas relacionadas com o jogo. Chris Senn também recebeu permissão de Hirokazu Yasuhara (o designer de alguns níveis de titulos dos jogos originais do sonic para o Sega Genesis), para enviar projetos de níveis que estávam indo para sêrem colocados no jogo. Chris Senn, juntamente com a comunidade anunciaram a intenção de recriar o jogo, porém seus esforços se deterioraram e o jogo foi cancelado recentemente em janeiro de 2010.
É um jogo utiliza a mesma plataforma de Knuckles Chaotix. Os únicos personagens jogáveis são Sonic e Tails. Ambos estão únidos por anéis. De resto, tudo é igual a Knuckles Chaotix. E apesar de Sonic Crackers ter sido cancelado, ele continua sendo distribuído por download na internet.
Os cenários e músicas são os mesmos do jogo de 32X. Os sprites de Sonic e Tails são iguais ao de Sonic 2.
A história do jogo começou em 2010, quando um usuário anônimo do site eBay tentou vender um cartucho beta do jogo por um leilão e não conseguiu. Um ano depois, o mesmo vendedor tentou vender novamente a fita, e o site nintendoplayer.com a comprou e disponibilizoui na Internet.
De lá pra cá, várias especulações surgiram como a de que o jogo seria originalmente o Sonic 4 ou a de que o jogo não passava de um jogo não-oficial, um hack.
Pra terminar de vez com essas especulações, a Nintendo Player então iniciou toda uma investigação pra tentar descobrir qual a origem do cartucho. Depois de uma difícil investigação a Nintendo Player chegou até um ex-funcionário da SEGA chamado Clint Dyer, o responsável pelo vazamento desse e mais outro cartucho, o qual foi adquirido por um colecionador irlandês e também disponibilizado para download mais tarde. Dyler confirmou que o jogo é oficial mas que por razões desconhecidas foi cancelado. Surgiu então a especulação de que Dyer teria criado o jogo para lucrar com os fãs, mas um dos desenvolvedores de Sonic 3 chamado Roger Hector também confirma que o jogo é da SEGA fazendo essa teoria cair por terra.
A IGN também se pronunciou sobre o caso, e em um artigo chamado Sonic X-Treme Revisited ela também afirma que o jogo é obra da SEGA que eventualmente o cancelou e a partir dele produziu Knuckles Chaotix. Vale lembrar que o download do jogo não é considerado pirataria uma vez que ele nunca foi lançado, portanto a SEGA não terá nenhum prejuízo com a sua distribuição, até porque nunca o assumiu oficialmente.
Sonic Mars - Mega 32X:
Esse é mais um jogo perdido no túnel do tempo, praticamente revelado só em 2007 e ainda assim um tanto quanto questionável. O papo é que esse jogo seria para o protótipo do 32X, o Sega Mars. Por isso ficou conhecido como "Sonic Mars". O Mars não foi lançado e acabou virando o nosso conhecido 32X.
O jogo traz Sonic em todo o ambiente do desenho Sonic, com os robôs e badniks do desenho, além dos personagens, como a Sally. O jogo seria um solo do Sonic. O game traria gráficos 3D em perspectiva 2D. Como é isso? Mais ou menos como alguns jogos de luta da década de 90 e Mortal Kombat 4: o personagem pode interagir um pouco com o cenário, embora o ângulo de visão seja predominantemente bidimensional.
Assim, o cenário apresenta fundo,
e o personagem não precisa ir somente para frente ou para trás, como se vê
no vídeo do jogo.
Tudo veio à tona com a entrevista
feita pelo site Sega 16, com Peter Morawiec, que ajudou a criar jogos como
Sonic Spinball, Sonic 2 e Comic Zone. Ou seja, da equipe americana da Sega.
A entrevista original infelizmente se perdeu na internet.
Essa entrevista apresenta o Peter
Morawiec, que era do Sega Technical Institute, predominantemente
americano, que desenvolvia jogos exclusivos para a Sega. Na entrevista,
Peter fala sobre a diferença de mentalidade entre os programadores do Sonic
dos EUA e do Japão, não como uma crítica, mas como paradigmas diferentes.
Basicamente, eles perguntam sobre um título do Sonic não lançado num vídeo que foi revelado anteriormente. E Peter Morawiec comenta que devido à empolgação do Sonic em 1993 (que se todos lembrarem, foi o ano de Marketing da Sega), cogitou-se seriamente fazer-se um spin-off do ouriço envolvendo o desenho Sonic the Hedgehog da DiC. Aliás, o próprio game Sonic Spinball contém cameos de personagens do jogo Sonic SatAM. Peter comenta que, entretanto, não foi fácil bolar o jogo no jeito que queriam, e que Yuji Naka não concordou. E Peter conclui dizendo que talvez tenha sido correta a decisão de não lançar esse jogo, pois como era tudo muito rápido, a chance de ser um fracasso seria maior do que a chance do jogo emplacar. A idéia de fazer um jogo baseado no desenho da DiC, teria partido de Roger Hector, o então diretor da STI.
Da empolgação inicial, começaram a
fazer as telas títulos e os sprites dos personagens. Contudo, o jogo estava
um pouco lento para ser um game Sonic. Eles tentaram dar mais velocidade ao
jogo, mas não conseguiram. Então, como Sonic SatAM era uma franquia muito
nova, e sequer sabia se o sucesso ia ser assim tão absoluto, optou-se por
deixar quieto. Daí partiram para outro projeto, o Comix Zone.
Infelizmente a entrevista original feita com o produtor se perdeu na
internet.
O Sonic estava chegando um
alarme de segurança numa remota parte da Grear Forest, quando Sally, Bunnie,
Tails e Knuckles (!!!) discobriram uma mensagem que vinha dos super
computadores de Dr. Robotnik. O Dr. Robotnik, para variar, estava querendo
acabar com a paz de Knothole. Voltando para lá, Sonic descobre que Dr.
Robotnik já tinha capturado alguns de seus amigos e havia introduzido eles
num mundo 3D de realidade virtual. Sonic precisa agora salvar os seus
amigos, para trazer a paz de volta a Móbius. Um vídeo é insuficiente para se
falar de um jogo. Entretanto, é bem interessante a engine do jogo. Esse
cenário onde o Sonic também pode se mover para o fundo, ajuda a dar uma dose
a mais de desafio no jogo. Além disso, é possível ver que o jogo possui
bastante animações e habilidades novas. Contudo, concordamos que seria muito
precipitado lançar um jogo do Sonic para um desenho que teve pouco menos de
30 episódios.
Sonic's Edusoft - Master System:
Sonic's Edusoft é o terceiro jogo da série do Sonic (e também o primeiro cancelado), que iria ser lançado em 1991, pela Sega.
Tudo começou com a falta de Sonic Eraser nos outros países.
Espertalhões da Cega ainda acreditavam se o Master System iria conseguir algum sucesso, porém, se o NES e o TurboGrafx-16 ajudaram a encolher suas vendas (o SNES também), Sonic também ajudou a diminuir as vendas do SMS, porém, de vez!
O jogo foi cancelado pelas seguintes razões:
- O último jogo do SMS no EUA foi Sonic 1;
- A Cega iria parar a produção do console (e parou mesmo) em 1992;
- A Cega lançava estratégias erradas antes de Thomas Kalinsky, presidente da COA;
- Não fazia sucesso no Japão e nem nos EUA;
- A Cega tava mais concentrada no Merda Drive e no Tijolo Gear.
- E o principal, que era erro de leitura na BIOS (em todos os modelos);
Edusoft é um jogo que virou plágio de dois jogos da Ñ-Entendo: Donkey Kong JR. Math e Popeye no Eigo Asobi, ambos de NES (porém, PPY no Eigo Asobi foi lançado somente no Japão). O jogo oferecia problemas de matemática das quatro operações básicas: +, -, . e :. Também tinha exercícios de adivinhar palavras em
Ótimo post KING GAMES! Ficou muito bom, estou vendo que seu blog fica cada dia melhor ^^
ResponderExcluirFicou muito informativo o post, realmente gostei, só não entendi o "Cega", já que o correto é Sega. Espero que seja apenas um erro (Vai que tem fã de Sonic e Sega em seu blog...) =D
Abraços. Espero que seu blog seja um sucesso \o/
Eu concertei valeu Shadow Mario
ExcluirMerda drive e tijolo gear? Seu zueirinho
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