segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jogos cancelados #3 Mario

Super Mario's Wacky World - (CD-i)


Uma continuação de Super Mario World (SNES) parece uma boa ideia para você? Bem, para a Nintendo também parecia logo após o lançamento do jogo. Quando houve o acordo entre a gigante japonesa e a Philips, Mario foi oferecido para o CD-i e uma continuação do primeiro clássico de SNES foi cogitada. No game, Mario visitaria locais que existem no nosso mundo, com gráficos que só um aparelho de CD poderia oferecer. Tudo parecia uma boa ideia, mas o jogo foi cancelado durante sua produção. Olhando os vídeos e os outros jogos que saíram daquela parceria (como os da série Zelda), talvez tenha sido melhor esse cancelamento mesmo.
                                                                                       

Usando a mesma estrutura de Super Mario World, Super Mario’s Wacky World levaria o encanador bigodudo a uma região muito mais maluca que a Dinosaur Land ou o Reino dos Cogumelos: a intenção do jogo de CD-i era levar o Mario ao nosso mundo. Por isso, os cenários contavam com ambientes bem conhecidos da gente, pelo menos para quem estudou História Geral: para se ter uma ideia, até o Egito e o Cavalo de Tróia viraram estágios desse irmão renegado do clássico de SNES.
 

Os cenários eram bem mais elaborados que os que o SNES conseguia produzir naquele começo de década de 1990 (mais para o fim da vida do console, Donkey Kong Country e Yoshi’s Island provaram que o Super ainda tinha muito poder oculto). Esse esmero na produção dos cenário não se refletiu nos personagens: eram todos copiados e colados do jogo original. A NovaLogic, responsável pela produção, passou um perrengue para transpor os gráficos do SNES para o CD-i e teve algumas dificuldades em "importar" os gráficos de Super Mario World.
                    

O protótipo do jogo trazia várias fases, divididas em três pequenas áreas (o que lembra um pouco os jogos do Sonic graças a essa divisão. A primeira era a Grécia, onde o encanador se aventurava por colunas gregas enquanto saltava por Koopas vestidos com elmos de centuriões. A partir do segundo estágio, você passeava por dentro do Cavalo de Tróia. O Egito trazia muita areia e uma esfinge que, aparentemente, não iria devorar o Mario caso ele não soubesse a resposta de uma charada.


Os temas seguintes parecem saídos de qualquer outro jogo, menos de um Mario. O encanador viria a explorar um navio, um castelo, uma selva, uma caverna, um pântano, uma cidade de neon e até mesmo um complexo de canos que recebeu o pouco convidativo nome "Tubular" (lembrou da fase do Super Mario World?). No menu ainda aparecia o nome da fase Asteca, de uma mansão, de um vilarejo, de uma região de esgotos e de um laboratório de química, mas nenhuma fase desses estágios chegou a ser produzida.


 Considerando todos os jogos de licenças da Nintendo que saíram para o CD-i, é um presente divino que esse jogo nunca tenha ido para frente. Embora melhor produzido que os Zeldas ou o próprio Hotel Mario, as chances desse jogo ser lançado e ir parar na nossa seção “Blast from the Trash” seriam enormes.
                                                   
VB Mario Land (Virtual Boy)

VBMario.png

VB Mario Land é um jogo de Mario cancelado que foi originalmente ia ser lançado no Virtual Boy.
VB Mario Land era para ser um jogo 2D que também teria elementos tridimensionais nele e seria estrela de Mario como personagem principal. Apesar de não ser muito sobre história VB Mario Land foi revelada, que tinha Mario lutando Wario. O jogo seria fazer uso de todas as capacidades do Virtual Boy, com Mario ser capaz de entrar no fundo de vários níveis. Além disso, masmorras, também foram encontrados em VB Mario Land. Nessas áreas, uma vista aérea foi exibida, bem como o The Legend of Zelda série de jogos.
Uma versão tridimensional de Mario Bros foi mencionado como sendo implementadas em VB Mario Land, embora além de sua presença no jogo, não há mais detalhes sobre este Mario Bros minigame foram mencionados. É possível que vários elementos da VB Mario Land foram implementados em Mario Clash, mais notadamente seus elementos Mario Bros.

Super Mario 64 2 (Nintendo 64)

Super Mario 64 2 é um cancelado Mario jogo que ia ser a sequência de Super Mario 64 no final de 1999 . Ele ia ser para a impopular Nintendo 64DD , mas foi cancelado no início de produção devido à falta de progresso e fracasso do 64DD. Apenas um nível de demonstração nunca foi feita, mas não foi mostrado ao público. É possível que alguns conceitos deste jogo foram incluídos no Super Mario 64 DS . Também é possível que Super Mario Sunshine ou Super Mario Galaxy poderia ter elementos de Super Mario 64 2, Nintendo disse em um passado E 3. Se a Nintendo teria mais progresso no jogo, eles podem ter o lançou em um disco. Luigi também foi definido para aparecer neste jogo  , mas era desconhecido o tipo de papel que teria desempenhado, no entanto, pode-se supor que ele teria sido jogável, como Shigeru Miyamoto havia planejado para fazer Super Mario 64 2 multijogador na verdade, a primeira demo jogável nível era multiplayer. Miyamoto também declarou (enquanto ainda está no processo de tornar o jogo) que ele estava pensando em lançar o jogo em um sistema de jogo totalmente novo. Também é desconhecido o Power-Ups , se for o caso, iriam aparecer em o jogo.

                                                     Super Mario 128 (Game Cube)

Super Mario 128 é uma série de projetos da Nintendo sobre experiências com novas tecnologias e idéias para uma sequência de Super Mario 64. Muitas das tecnologias e ideias foram mais tarde incluídas em outros jogos da empresa, como o uso de "geração rápida", visto mais tarde no jogo Pikmin, e "sphere walking", que foi utilizada no jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess e Super Mario Galaxy.
O nome Super Mario 128 foi usado pela primeira vez por Shigeru Miyamoto, durante uma entrevista para a Nintendo Power em Janeiro de 1997 como a possível sequencia de Super Mario 64: Esta expansão de rumores sobre a continuação de Super Mario 64 chamado Super Mario 64 2 foi dita para ser desenvolvida no Nintendo 64DD, mas acabou sendo cancelada. Shigeru Miyamoto mencionou na conferência da Nintendo na de 1997 que estava "apenas começando" o projeto. Em uma entrevista da Nintendo Power com Shigeru Miyamoto, em novembro 1999, Miyamoto disse, "Bem, por mais de um ano na minha mesa, um protótipo programado de Mario e Luigi foram correndo no meu monitor. Estamos pensando no jogo, e isso pode ser algo que poderia trabalhar em um sistema de jogo completamente novo." O jogo só tinha um demo de apenas um nível, composto por ele, e nada foi feito além disso. Miyamoto afirmou que multiplayer o primeiro aspecto do jogo que ele queria incluir. Há rumores de que elementos de Super Mario 64 2 foram finalmente transferidos para Super Mario Sunshine e Super Mario 64 DS.
Há rumores de que elementos de Super Mario 64 2 foram incorporados em New Super Mario Bros, como modo multiplayer. Da Nintendo Power, em dezembro de 1998: Uma entrevista com Shigeru Miyamoto:
Nintendo Power: E enquanto à sequencia de Super Mario 64? Miyamoto: Nós estamos pensando sobre o jogo, e isso pode ser algo que poderia trabalhar em um sistema completamente novo. Nintendo Power: Você está pensando em fazer um jogo de dois jogadores com o jogo, simultâneos e com multiplayer cooperativo? Miyamoto: Nós, na verdade, foi considerando um jogo de quatro jogadores com o jogo simultâneo, mas cada tela teria de ser muito pequeno, e que teria que implementar o trabalho de câmera nova. Mas é este tipo de problema que eu gosto de enfrentar.
Em uma entrevista na edição de setembro de 2006 da Nintendo Dream, Miyamoto respondeu algumas perguntas sobre Mario 64 2, afirmando que ele tinha esquecido se ele estava sendo feito para o Nintendo 64DD, e que "se tornou outros jogos".Super Mario 128 foi designado novamente no evento SpaceWorld em agosto de 2000, quando a Nintendo mostrou uma demonstração de tecnologia intitulada Super Mario 128 para exibir o poder por trás de seu então futuro console Nintendo GameCube. Na demonstração, um figura grande em 2D de Mario se dividiu em 128 Marios menores através de uma espécie de placa circular. A demo passou a exibir o poder técnico do GameCube, tornando Marios adicionais de uma só vez até o número de caracteres na tela atingiu 128. O terreno na demo foi manipulado, rodado, e girado para mostrar as habilidades físicas do sistema.
Um ano mais tarde, na SpaceWorld 2001, Super Mario Sunshine foi revelado como o próximo jogo de Mario, lançado em julho de 2002 no Japão e um mês mais tarde na América do Norte. Em entrevista após a E3 com a Computer and Video Games, Miyamoto confirmou que Super Mario 128 e Super Mario Sunshine eram jogos diferentes.
Em 10 de dezembro de 2002, a IGN informou que de acordo com uma entrevista da revista Weekly Japan Playboy, Miyamoto confirmou a continuidade do desenvolvimento de Super Mario 128.
Rumores surgiram de que a Nintendo não mostrou Super Mario 128 na E3 2003 porque o jogo era muito inovador e a Nintendo não queria que outras desenvolvedoras roubassem as idéias do jogo. No entanto, Miyamoto confirmou mais tarde em uma entrevista com a Nintendo Magazine UK Oficial que Super Mario 128 ainda estava em desenvolvimento e que a equipe de desenvolvimento tinha planejado levar a série Mario em uma nova direção.
Em 2003, George Harrison afirmou em entrevista à CNN que Super Mario 128 poderia não aparecer no GameCube.
Pensou-se que a Nintendo iria revelar o jogo na E3 de 2004. Miyamoto novamente confirmou a existência de Super Mario 128 em uma entrevista em fevereiro de 2004, mas o jogo não voltou a aparecer. Alguns acreditavam que isso era devido aos anúncios de The Legend of Zelda: Twilight Princess e do Nintendo DS, ambos revelados em 2004. GameSpy perguntou Miyamoto sobre o jogo depois de E3:
Ele está se movendo ao longo secretamente como um submarino sob a água. Ao desenvolver, muitas vezes olhar para o hardware e executar diferentes experimentos sobre ele e experimentar idéias diferentes. Tem havido um grande número de idéias diferentes experiência que temos em execução no GameCube. Há alguns que temos executado em DS, e há outras idéias, também. Nesse ponto, eu só não sei se vai ver que jogo em um ou outro sistema. Ainda é difícil para mim tomar essa decisão. Eu sou o único diretor em que jogo agora. Tenho os programadores fazer experiências diferentes, e quando eu vejo os resultados, vamos tomar a decisão final. -Shigeru Miyamoto
IGN no final do ano teve uma resposta semelhante. Miyamoto afirmou novamente a natureza experimental de Super Mario 128.
Em 2005, na GDC (Game Developers Conference), o VP de Marketing da Nintendo, Reggie Fils-Aime, afirmou que Super Mario 128 seria finalmente mostrado na E3 2005. No entanto, pelo terceiro ano consecutivo, o jogo mais uma vez não apareceu na E3. Durante uma entrevista em vídeo da GameSpot na E3, Reggie Fils-Aime, declarou: "Eu só posso mostrar o que o Sr. Miyamoto dá-me para mostrar." Quando um repórter perguntou se ele existe, ele respondeu: "Eu vi alguns pedaços."
Em uma entrevista com Miyamoto no mesmo ano, um repórter da Wired News confirmou que Super Mario 128 não seria produzido para o GameCube, mas que tinha sido definitivamente transferido para o Wii (então sob o codinome Revolution).
Em setembro de 2005, questionado sobre a situação do jogo por uma estação de rádio japonesa, Shigeru Miyamoto revelou que Mario teria um novo personagem ao seu lado e reiterou que o jogo iria aparecer no Wii com um nome diferente. Curiosamente, ele também mencionou que Super Mario 128 desempenhou um grande papel na concepção do Wii (então conhecido como Revolution), como Super Mario 64 fez para o Nintendo 64 . Ele foi tão longe a ponto de dizer que o Wii foi baseado em torno "deste novo tipo de jogo". Mais tarde, foi confirmado que Super Mario Galaxy (o primeiro jogo de plataforma da série Mario para o Wii) não era Super Mario 128 quando Miyamoto afirmou na E3 2007 que Super Mario Galaxy foi "criado pela equipe que fez Donkey Kong Jungle Beat, e o desenvolvimento de Super Mario Galaxy começou tão logo que o desenvolvimento de Donkey Kong Jungle Beat estava terminado em 2005, enquanto Super Mario 128 já está em desenvolvimento desde pelo menos a ano 2000, quando a demonstração da tecnologia foi mostrada pela primeira vez. Em 2006, Shigeru Miyamoto finalmente confirmou que não era mais um projeto, e que algumas das partes do conceito evoluiram para o jogo Super Mario Galaxy do Wii.
 Durante a GDC 2007, Miyamoto mencionou que Super Mario 128 era apenas uma demonstração para ilustrar o poder do GameCube . Ele também indicou que a maioria dos elementos de Super Mario 128 foram incorporadas no jogo Pikmin, em que o jogador tinha controle sobre um grande número de personagens na tela. Outros elementos, como caminhar em esferas 3D são vistos em Super Mario Galaxy.

                                                      Super Mario FX (Super Nintendo)



 O vídeo de estreia é Super Mario FX, jogo que foi cancelado pela Nintendo, ele seria lançado para o SNES, possivelmente em 1996, trazendo o Mario em 3D pela primeira vez, utilizando a tecnologia Super FX,a mesma utiliza no Super Mario RPG. Esse jogo muito consideram o BETA do Super Mario 64, lançado na epoca para o Nintendo 64.

                                                New Super Mario Bros Mii (Wii U)

http://www.mariowiki.com/images/7/78/NSMBM-demo.jpg

New Super Mario Bros Mii é uma demo de "experiência" mostrada na E3 2011 para o Wii U. É baseado em New Super Mario Bros Wii e contém novos níveis, bem como a opção para que os jogadores usam seus Miis. Este é apenas mostrado para que os jogadores percebam que podem jogar no Wii U sem a televisão estar ligada. Como o jogo só foi exibido para mostrar experiência de jogo usando o controle do Wii U, se demonstração possa transformar em um futuro jogo é incerto.

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